Cidadania e Educação Financeira
Cidadania e Educação Financeira
A cidadania basicamente são os direitos e responsabilidades que os cidadãos possuem dentro de uma sociedade, envolvendo o conjunto de direitos civis, políticos e sociais que permitem aos indivíduos participarem ativamente na vida pública do seu País, expressar suas opiniões, votar em eleições, ter acesso a serviços básicos, entre outros. Ou seja, ser um cidadão é exercer plenamente seus direitos e cumprir seus deveres de acordo com o seu País.
Já a educação financeira, é o processo de adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem às pessoas tomarem decisões financeiras conscientes. Compreendendo conceitos básicos relacionados ao seu dinheiro, como orçamento, poupança, investimento, crédito, consumo equilibrado consciente e planejamento financeiro pessoal.
A cidadania e a educação financeira estão cada vez mais relacionadas, já que em uma sociedade com pessoas que possuem orientação financeira, existe uma maior chance de decisões assertivas e responsáveis quanto as finanças pessoais e públicas. Isso contribui para a inclusão social e redução da desigualdade social, pois capacita as pessoas a lidarem com dinheiro da melhor forma, aproveitando oportunidades disponíveis, portanto, promover a cidadania financeira é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.